MINICURSOS
MINICURSO 1//
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE REGRAS SWRL COM O SWRL EDITOR
João Paulo Orlando, Adriano Rívolli and Dilvan de Abreu Moreira
Este minicurso apresenta uma introdução ao desenvolvimento de conjunto de regras em SWRL (Semantic Web Rule Language). A linguagem SWRL (um padrão do W3C) permite a combinação de regras e termos de ontologias (definidos em OWL - Web Ontology Language) para aumentar a expressividade de ambos. O capítulo apresenta uma breve introdução sobre web semântica, na qual será abordada a linguagem OWL, uma linguagem padrão do W3C para representar e compartilhar ontologias na Web. Em seguida, é feita uma introdução prática da linguagem SWRL com a construção de uma pequena ontologia com um conjunto de regras. Para a criação desse conjunto de regras, será usado o SWRL Editor, um novo editor de regras SWRL integrado ao Web- Protégé (versão Web do editor de ontologias Protégé).
MINICURSO 2//
SOFTWARE AS A SERVICE: DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTI-TENANCY COM ALTO GRAU DE REÚSO
Josino Rodrigues Neto, Vinicius Cardoso Garcia, Andrêza Leite de Alencar,
Júlio César Damasceno, Rodrigo Elia Assad e Fernando Trinta
Software como serviço (SaaS) representa um novo paradigma e um modelo de negócios onde as empresas não precisam comprar e manter sua própria infraestrutura de TI. Ao invés disso, elas adquirem um serviço de software de terceiros, obtendo assim consideráveis benefícios, principalmente no que tange a redução de custos de manutenção dessa infraestrutura. O objetivo desse minicurso é apresentar os principais conceitos relacionados à arquitetura multi-tenancy, uma das abordagem para implementação de Software como Serviço. Durante esse trabalho serão apresentadas as principais tecnologias associadas ao assunto e apresentar um exemplo prático da implementação de um aplicativo multi-tenancy utilizando o framework Grails e componentes reutilizáveis.
MINICURSO 3//
DESAFIOS EM CLOUD COMPUTING: ARMAZENAMENTO, BANCO DE DADOS E BIG DATA
Rodrigo Assad, Marco André Santos Machado, Paulo Fernando Almeida Soares, Anderson Fonseca e Silva, Thiago Jamir e Silva, Fernando Mota Trinta, Vinícius Cardoso Garcia, Silvio Meira
Atualmente, Computação nas Nuvens (Cloud Computing) tem sido um dos temas mais discutidos na área da Ciência da Computação, tanto como tópico de pesquisa, como de interesse de investimento para as empresas. Como fatores que impulsionaram a disseminação do uso destas tecnologias temos a crise econômica e a necessidade de racionalização dos custos de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Computação nas nuvens pode ser vista como uma plataforma de suporte a sistemas de software que provê aos seus usuários: gerenciamento, uso sobre demanda, adequação as necessidades, racionalização do uso dos recursos e automação dos processos relacionados a criação de infra-estruturas de suporte. Este paradigma permite que os usuários/clientes paguem pelo que consumirem de recursos e a medida que precisem de mais recursos os mesmos possam ser rapidamente provisionados, e já esta bastante sedimentado. Obsevando-se as tendências, tanto de pesquisas quanto relacionadas ao mercado, vê-se que o fornecimento de serviços no modelo de PaaS (Plataforma como Serviço) é o próximo desafio para os dois anos que veem. Dentre eles, e mais evidente, pela quantidade de investimento e empresas ofertando, está a necessidade de fornecimento de plataformas de armazenamento de dados em nuvem, seja elas privadas ou públicas. Em segundo lugar o fornecimento de serviços de gerenciamento de banco de dados, provendo SGBD's de forma rápida e escalável e por fim o conceito de BIG DATA, onde dados oriundos de qualquer fonte, seja ela banco de dados ou storages em nuvem podem ser indexados e co-relacionados através de interfaces genéricas onde o usuário pode facilmente encontrar dados em diversas fontes.
MINICURSO 4//
ANÁLISE DE INFORMAÇÕES CONTEXTUAIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS
Graça Bressan, Fábio Santos da Silva, Kátia Cilene Neles da Silva
Este minicurso propõe-se apresentar os conceitos introdutórios de técnicas de aprendizado de máquina como rede bayesiana, árvore de decisão e redes neurais (Witten; Franck, 2005) e discutir como essas técnicas podem ser aplicadas na análise de informações contextuais. Neste minicurso serão utilizadas as APIs da ferramenta Weka (Hall et al., 2009), desenvolvida na Universidade de Waikato na Nova Zelândia, que contempla, um conjunto de técnicas de aprendizagem de máquina implementado. Também serão apresentados exemplos de uso de contexto na personalização e recomendação de conteúdo em ambientes Web, móveis e de TV Digital.
COORDENAÇÃO DE MINICURSOS DO WEBMEDIA
- Alessandra Alaniz Macedo (FFCLRP - USP)
- Itana Stiubiener (UFABC)
COMITÊ DE AVALIAÇÃO
- Alessandra Alaniz (USP)
- Carlos Alberto Kamienski (UFABC)
- João Paulo Gois (UFABC)
- Itana Stiubiener (UFABC)
- Marcelo Zuffo (EPUSP)
- Romero Tori (EPUSP)
- Roseli Lopes (EPUSP)
- Tatiana Tavares (UFPB)
- Thais Batista (UFRN)